Lançamento de Aplicação financeira

Para efetuar lançamento de aplicação financeira no sistema, quando houver tributação do imposto de renda e a retenção, recomendamos efetuar o lançamento pela rotina de recibos de saída.

O lançamento deve ser em Movimento > Fiscal > Recibos de saída > Adicionar e informar os seguintes campos nos dados do recibo:

  • Emissão: Data para efetuar o lançamento
  • Número: Número de identificação do documento
  • Forma pgto: Conta contábil para efetuar o lcto no débito
  • Pessoa: Irá informar o banco que originou essa aplicação financeira
  • Valor total: Valor a ser tributado

Nos itens da nota fiscal, precisará informar a operação que irá lançar. Essa operação deve estar cadastrada em Cadastro > Fiscal > Operações, a operação deve estar cadastrada com o tipo Serviço, e na aba tributação deve adicionar os impostos que irão sofrer tributação (IRPJ e CSLL, quando houver por exemplo).

Quando houver a retenção do imposto, o usuário deverá adicionar a retenção no quadro ''Retenção de impostos''

Caso o imposto não estiver aparecendo para selecionar, é porque está faltando adicionar o imposto na tela de configuração, para isso pode clicar no + que irá levar para a tela de cadastro, ou então acessar Cadastro > Fiscal > Configurações > Configurações retenções impostos NF.

Importante: o imposto a ser utilizado deve ser o mesmo que utiliza na operação para tributar, para que no fechamento possa abater do valor a pagar.

Um exemplo de lançamento ficaria da seguinte forma:

- Ao salvar o recibo, já irá considerar a tributação no fechamento da escrita conforme o trimestre que cadastrou.



Atualizado em 22/07/2025
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.