Quando a empresa precisar gerar o registro do bloco H no sped ICMS, que seria referente ao Inventário de Estoque, precisa efetuar cadastros específicos no sistema.
Para isso em Movimento > Fiscal > Inventário Estoque > O usuário poderá adicionar os itens pertencentes ao inventário na data desejada. O usuário poderá ainda importar uma planilha em CSV para cadastrar os itens, essa planilha precisará conter:
- Descrição do item
- Código do item
- Quantidade
- Vl. Unitário
- Vl. Total
- Unidade
Ao adicionar o item, irá inserir as informações solicitadas, que a partir dessas informações, será gerado o registro H no momento de geração do SPED ICMS:
- Dt. Inventário: Data do inventário a ser cadastrado;
- Item: informar o item do estoque;
- Qtd/ Valor/ Total: informar a quantidade que possui desse item, o valor unitário, e o valor total;
- Motivo: motivo do cadastro, informação gerada ao SPED ICMS;
- Indicação do Proprietário: informar quando precisar gerar o Bloco K;
- Pessoa: caso a indicação do proprietário seja 2-Propriedade terceiro em posse do informante deve ser preenchida a pessoa da posse;
- CST ICMS;
- Base ICMS;
- Vl ICMS;
- Vl IRPJ;
- Conta: informar a conta contábil do estoque, que irá ser informada no registro do sped (esse cadastro não irá efetuar lançamento contábil).
Ao cadastrar uma vez, caso o usuário desejar poderá clonar também esse cadastro de itens para outro mês, pelo botão Opções > Clonar.
No momento que for gerar o arquivo do SPED ICMS o usuário deverá informar o mês/ano do estoque cadastrado para gerar no sped desse período:
Importante: A data do inventário não precisa ser necessariamente referente o período que está gerando o SPED ICMS. Por exemplo no mês 02 do ano, onde é obrigatório informar o inventário do mês 12, o usuário poderá cadastrar o estoque no mês 12, e quando for gerar o SPED ICMS do mês 02, informar no mês/ano inventário como 12/20xx.