Possui casos que a empresa efetua vendas que possui a informação do Difal destino ou FCP destino. Nesse caso ao gerar o SPED ICMS deve ser gerado o registro E300/E310/E316 - Apuração do Fundo de Combate à Pobreza e do ICMS diferencial de alíquota - UF origem/destino EC 87/15.
Quando houver, no sistema a informação estará destacada ao visualizar a nota:
Para gerar esse registro o usuário deverá acessar Movimento > Fiscal > GNRE.
Nessa tela o usuário poderá utilizar a opção Adicionar para adicionar manualmente, ou utilizar a opção ''Importar DAS NFs" que irá importar a informação das notas de saída que estão com esse destaque.
Caso for o primeiro cadastro, ao tentar importar irá aparecer o erro: Não foi encontrado um imposto do tipo 327 com a UF (PR) cadastrada. Verifique!
Nesse caso, o usuário deve acessar Cadastro > Impostos > Adicionar, caso não tiver cadastrado, e no tipo informar ICMSST SAÍDA POR OPERAÇÃO (327) e informar os dados para a UF da pessoa da venda. Para maiores informações sobre cadastro de imposto acesse Cadastro de impostos.
Importante: Verifique se o imposto já não está criado antes de adicionar, pode ser que somente esteja faltando a configuração para a UF correta.
Feito isso, na tela da geração, ao clicar em Importar das NFs, já irá cadastrar de forma automática conforme as notas que possuem valor, e a configuração do imposto cadastrado.
No imposto, deve ter preenchido o código da receita, pois é campo obrigatório para o SPED ICMS no registro.