Integração ECD

A rotina de Integração ECD é destinada a geração do registro I157 da Escrituração Contábil Digital (ECD), mas a rotina permite também ao usuário a implantação do saldo de balanço da empresa. Para isso siga os passos a seguir:

1. Importação das Contas

Necessário primeiramente efetuar a importação das contas contábeis e efetuar o relacionamento do de-para das contas anteriores para as novas contas do plano de contas, acesse o Movimento > Contábil > Integração ECD.

  1. Clique em Importar ECD.
  2. Selecionar o arquivo ECD sem assinatura no arquivo texto.
  3. Marcar Importar Contas.
  4. Confirmar. 

Após a importação necessário efetuar o de-para, informando a Conta Atual que corresponde a Conta Anterior. A vinculação da conta ocorre diretamente na tela, ao selecionar uma conta e confirmar no Enter o campo fica em azul e a configuração já estará salva.

Em caso de erro na seleção da conta, somente selecionar a conta correta e a configuração será atualizada.

IMPORTANTE: O usuário deverá cadastrar as contas contábeis que não existem no plano modelo antes de efetuar o de-para. Verificar o procedimento abaixo para relacionar as contas de Cliente e Fornecedor corretamente

Para a correta implantação dos saldos das contas de Cliente e Fornecedor. Acessar Cadastro > Contábil > Plano de Contas Empresa. 

Toda conta de Cliente ou Fornecedor deve ser associada a uma pessoa com CPF / CNPJ para evitar a duplicação das contas contábeis, quando ocorrer importação do movimento fiscal.

2. Importação dos Saldos 

Após a importação das contas e do relacionamento do plano anterior com o plano atual pode ser feito a importação dos saldos. A importação pode ser feita de todos os lançamentos ou somente do saldo final do arquivo ECD. Para importação acesse Movimento > Contábil > Integração ECD.

  1. Clique em Importar ECD. 
  2. Selecionar o arquivo.
  3. Marcar Importar Lançamentos ou Importar Somente Saldo Final.
    • Importar Lançamentos: será importado todos os balancetes e lançamentos existentes no arquivo sped.
    • Importar Somente Saldo Final: será importado somente o saldo final do período do arquivo ECD utilizado.
  4. Confirmar.

IMPORTANTE: ambas as importações serão efetuadas sem encerramento do resultado. Sendo necessário o processamento dos encerramentos novamente no sistema em fechamento > encerra contas de resultado.

Serão gerados lotes com os balancetes mensais conforme os saldos do Sped contábil, os mesmos podem ser consultado em Movimento > Contábil > Lançamento Lote.

IMPORTANTE: Para importação de mais de um ano, por exemplo deseja importar saldos de 2022 e 2023 a partir do ECD, deve importar primeiro 2023 e depois 2022, precisando cuidar com o saldo final nesses casos.

3. Preencher Data correta

Acesse em Movimento > Contábil > Integração ECD, clique em opções e em Alterar em Lote, informe:

Data origem: Conforme o que esta preenchido na tela das contas importadas.

Nova data: A data final do plano anterior, fim do contador Anterior.

4. Preencher Saldos

Acesse em Movimento > Contábil > Integração ECD, clique em opções e Preencher Saldo, selecione o arquivo ECD novamente e sistema irá preencher os saldos.

IMPORTANTE:  Quando ocorre a troca de software contábil pode ocorrer de diversas empresas possuírem plano de contas compatível, desta forma é possível utilizar o relacionamento efetuado em uma empresas, para outras. Para isso acesse Opções > Copiar vinculo de outra empresa, os vínculos serão efetuados com base nos códigos da conta. Após efetuar o vínculo com base em outra empresa é necessário que o usuário confira atentamente cada conta e efetue os ajustes necessários.


Atualizado em 15/05/2025
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.