Como fica o adiantamento integral do 13º salário no eSocial ?

É comum o pagamento do 13º salário integral antes do mês de dezembro. Porém, segundo a publicação do Comitê Gestor do eSocial, o que ocorre não é um pagamento integral, mas um adiantamento superior ao valor devido. A orientação, entretanto, é que se o empregador quiser efetuar o pagamento integral em outro mês, no mês de novembro, por exemplo, deve pagar o correspondente ao líquido devido, isto é, o valor obtido após a dedução da contribuição previdenciária e a retenção do imposto de renda, quando for o caso.

Ao processar o calculo de adto de 13° salario na folha correspondente o sistema já irá prevê o valor liquido com base nas médias do funcionário no momento do processamento do calculo.

Assim, na folha referente ao 13º salário, em dezembro, ao descontar o valor adiantado em mês anterior, o valor líquido restaria zero.

Além disso, é bom lembrar que a base do valor que a empresa tem para pagar o 13º é o salário do mês de dezembro. Ou seja, caso faça a opção pela parcela única, pode ocorrer necessidade de se fazer uma complementação no valor, se houver alguma alteração salarial no mês de dezembro. Assim como em relação a horas extras, adicionais noturnos e outras parcelas salariais variáveis referentes a dezembro, por exemplo.

IMPORTANTE: Esse pagamento anterior a dezembro deve ocorrer na rubrica correspondente a adiantamento, na folha de adiantamento de 13° salario.

IMPORTANTE: Folha de 13º Salário deve ser calculada somente em Dezembro. O eSocial não aceita o envio antes dessa competencia.

Configurações

Para calcular o valor integral do 13° salario como adiantamento precisa acessar o cadastro > empresa> habilita convenções > adicionar a rubrica de adiantamento de 13° com tx rubrica de 100%. 

Após isso acesse o movimento > calculo da folha > e processe a folha Adiantamento de 13° Salário.


IMPORTANTE: Lembre é necessário processar a folha de 13º no mês de dezembro para o recolhimento da contribuição previdenciária e retenção do imposto de renda quando devido, e para validação da necessidade de se fazer uma complementação no valor final.

IMPORTANTE: Caso a folha de 13° salario em dezembro apresente redução nos valores a pagar com alterações de verbas variáveis, deve se ajustar os valores de forma manual para que não fique negativo os calculos.


Atualizado em 15/05/2025
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.