Visando auxiliar a rotina de baixa de títulos a pagar e de contracheques, foi disponibilizado uma ferramenta para dar as baixas através da importação do extrato bancário (OFX). Para maiores informações referente a importação do extrato bancário, acesse Extrato Bancário.
Essa ferramenta estará disponível na própria rotina do extrato bancário em Movimento > Contábil > Extrato bancário > Baixa Título Cálculo.
O usuário deve primeiro efetuar a importação do extrato, e após efetuar a conciliação dos lançamentos para identificar os valores que já possui lançados no sistema. Em seguida poderá acessar essa rotina do movimento para efetuar as baixas. Ao clicar na opção, o sistema irá abrir uma nova tela, e quando o usuário clicar em ''Pesquisar'', o sistema irá tentar vincular os lançamentos do extrato, com os títulos/contracheques encontrados no sistema:
Como no extrato bancário não possui a informação das notas fiscais, como o número por exemplo, o sistema tenta relacionar os títulos através das seguintes informações:
- Valor: verifica o valor do extrato e se encontra algum título ou contracheque em aberto com esse mesmo valor;
- Data: o sistema verifica a data de pagamento que consta no extrato, e tenta verificar pela data de vencimento do título ou contracheque que está em aberto.
O usuário ainda poderá desmarcar os títulos que não desejar dar a baixa, e clicar em ''Baixar Títulos'' ou poderá cancelar, onde conseguirá efetuar uma vinculação dos valores do extrato com os títulos antes de baixar:
Importante: o sistema ainda irá identificar e deixar marcado quando encontrar mais de um título para o mesmo CNPJ com o mesmo valor, o qual será vinculado com base na data de vencimento.
Se tiver mais de um título do mesmo valor para a mesma pessoa em que a data do extrato não seja a mesma que a data de vencimento, o sistema utilizará para baixar de forma automática o título com o vencimento mais antigo em aberto, podendo nesse caso ser desmarcado e vinculado com o título correto, caso seja referente a outro título.
Caso o usuário clicar em cancelar, poderá selecionar o valor do extrato e vincular com os títulos, e ao clicar o sistema já irá trazer os títulos do sistema no mesmo valor para poder relacionar:
Observação: O usuário poderá selecionar um lançamento do extrato e selecionar vários títulos para dar baixa, desde que a soma dos títulos seja igual o valor selecionado do extrato.
E caso o usuário selecionar um lançamento do extrato com um único título com valores divergentes, poderá ser lançado a diferença como Juros ou Desconto:
Como dentro dos históricos do extrato bancário podem faltar informações que impeça de vincular os títulos corretos de forma automática, o sistema possui uma configuração que é possível vincular o histórico para a pessoa vinculada ao título ou contracheque. Pode ser bastante útil para os contracheques que possuem o mesmo valor, e no histórico vem a identificação por CPF por exemplo.
Nesse caso, podendo vincular por fornecedor/cliente ou por colaborador para as baixas do contracheque.
Quando o usuário confirmar e salvar as baixas, os lançamentos das baixas ficarão como conciliados, dessa forma quando gerar os lançamentos do extrato bancário, não irá duplicar os lançamentos:
Observações importantes:
- 1º - O usuário deve conferir e verificar se as baixas automáticas estão relacionadas corretamente antes de salvar e efetuar as alterações conforme necessidade.
- 2º - Uma vez baixado os títulos, não será possível remover as baixas em lote, devendo nesse caso ir na tela de Movimento > Contábil > Títulos a pagar > Localizar os títulos e cancelar as baixas caso precisar (Para ver as baixas do mês somente, pode acessar Movimento > Contábil > Títulos a pagar > Opções > Pesquisar Baixas).
Caso ainda o usuário remova a conciliação dessas baixas efetuadas, o sistema não irá cancelar essas baixas, devendo o usuário antes de gerar os lançamentos do extrato, efetuar a conciliação novamente.