A distribuição de lucros aos sócios da empresa deve ser feita pelo módulo Contábil, devido a obrigatoriedade de enviar as informações para a REINF nos registros R-4010 (pessoa física) ou R-4020 (pessoa jurídica). Para efetuar a distribuição o usuário deverá acessar o menu Reinf > Distribuição de Lucros > Adicionar, onde terá os seguintes campos:
- Data Lançamento: data do lançamento contábil (dia que foi distribuído o lucro)
- Competência Reinf: em qual competência deseja gerar a informação para reinf
Na nota técnica emitida pela Receita Federal (04/2023), disponibiliza a seguinte tabela para envios da distribuição de lucro:
Na tabela determina em quais competências é aceito o envio dos registros pela data do lançamento. Por exemplo no mês de janeiro, é possível enviar distribuição de lucro dos meses 10, 11, 12 (do ano anterior) e do mês 01 (competência atual) - Pessoa: Para quem foi distribuído o lucro (pessoa física ou pessoa jurídica) - determina se irá gerar o registro R-4010 ou R-4020.
- Valor: valor da distribuição de lucro
- Gera Lcto: determina se irá gera lançamento contábil
- Gera título: determina se irá gerar título a pagar para usuário efetuar a baixa depois (dependendo da forma de contabilização)
- Conta Débito: conta para efetuar o lançamento a débito
- Conta Crédito: conta para efetuar o lançamento a crédito (conta de geração do título, caso deixe marcado para gerar o título)
- Histórico Padrão: Histórico do lançamento contábil
- Observação: inserir uma observação caso desejar
Configuração adicional.
O usuário poderá deixar as configurações pré-estabelecidas salvas de lançamento contábil e se deve gerar título ou não. Para isso acesse Cadastro > Contábil > Plano Contas Empresa > CFG. Geral > Na aba Distribuição de Lucros.
Caso estiver preenchido, quando for adicionar uma distribuição de lucro, já irá puxar os dados de lançamento conforme essas configurações salvas.