No sistema possui as opções de importação de notas fiscais de entrada para o sistema, e ao importar deve ser feita as configurações de importação, determinando qual operação irá utilizar nas notas fiscais pelo CFOP geralmente. Para maiores detalhes de todas as configurações de importação, pode consultar o material Importação XML's.
Mas, sabendo que pode haver casos que somente determinado fornecedor ou determinado NCM deve utilizar uma operação diferente da configuração padrão do CFOP, foi criada a configuração no menu Cadastro > Fiscal > NCM Acumulador > Adicionar.
Nesse cadastro, poderá determinar uma operação específica quando houver notas de determinado fornecedor, ou quando a nota for emitida com um determinado NCM, que ao realizar esse cadastro, o sistema dará preferência para essa configuração. Ao adicionar irá aparecer os seguintes campos:
- Tipo: Entrada;
- Filtro: se irá configurar o NCM ou o fornecedor;
- NCM/Fornecedor: dependendo do que selecionar no filtro, irá aparecer para informar o NCM ou o fornecedor que deseja configurar;
- Acumulador: Informar a operação que deseja importar quando houver entrada com esse NCM ou fornecedor.
Importante: Essa configuração também pode determinar se o item é utilizado para material uso e consumo ou imobilizado na empresa, onde irá impactar no cálculo de diferencial de alíquota caso tenha porcentagem diferente. Para maiores informações referente o cálculo do diferencial de alíquota acesse Configurações ICMS antecipação