eConsignado - Cálculos

Cálculos com parcelas de eConsignado no Sistema


Após cadastradas as rubricas e importado o arquivo do empréstimo eConsignado no sistema o usuário já pode realizar os cálculos no sistema. Clique aqui e acesse o material completo sobre os contratos.

Por padrão ao cadastrar as rubricas pela tela do contrato o sistema irá adicionar a provisão do desconto de empréstimo nas folhas de férias e de adiantamento salarial. Caso o usuário não queria efetuar a provisão no adiantamento de salário o mesmo pode remover essa folha da verba da provisão. A utilização dessa sistemática é um fator importante no processo para tentar evitar que no processamento da folha normal e da rescisão ocorra falta de saldo para o desconto consignado e o empregador precise adicionar uma insuficiência de saldo na folha.

IMPORTANTE: Caso já tenham sido processadas férias para períodos futuros e o usuário deseja utilizar a 'Provisão do Desconto do Empréstimo' as férias precisam ser reprocessadas após a importação do arquivo.


Na tela do cálculo adicionamos um indicativo com informações adicionais para explicar ao usuário como os valores estão sendo encontrados. No exemplo a seguir estaremos utilizando uma situação com provisão no adiantamento e posterior desconto do empréstimo. Segue cálculo do adiantamento:



Segue detalhe do cálculo da provisão:

  • Parcela Empréstimo:Valor efetivo da parcela importada por meio do contrato
    • % Adto: Taxa do adiantamento sendo utilizada no cálculo
    • C/ Redução: Valor máximo a ser provisionado com base na parcela e em relação ao valor do adiantamento. Esse mecanismo foi utilizado para evitar que um trabalhador com parcela baixa tenha todo o seu adiantamento deduzido devido a provisão.
  • Remuneração Disponível: Valor determinado como a remuneração disponível a ser aplicado a taxa dos 35% máximo permitido para desconto. Existe um indicativo no cadastro de rubrica que determina se a mesma faz ou não parte da remuneração disponível.
  • Desconto Limite: Com base na remuneração disponível é informado o máximo que poderia ser descontado ou provisionado desse cálculo.
  • Valor Descontado: Valor efetivamente descontado.

Com o adiantamento processado seguimos para o processamento da folha normal:


No cálculo da folha normal é feito o ressarcimento do que foi provisionado para a competência e efetuado o efetivo desconto do empréstimo. Somente na rubrica do desconto é que as informações de número de contrato e instituição financeira que irão compor a guia do FGTS são enviadas ao eSocial. Na impressão do recibo as informações do contrato serão impressas facilitando a manutenção pelo empregador e pelo colaborador.


Além das informações acima nos casos em que o desconto é feito parcialmente o sistema emitirá um aviso no momento de salvar o cálculo e a impressão trará mais informações para que o empregado possa regularizar a sua situação perante a instituição financeira. Segue exemplo abaixo:


IMPORTANTE: Na atualização o sistema já irá modificar as seguintes verbas automaticamente para compor a remuneração disponível: Rubricas com Incidência de INSS, Rubrica do Desconto de INSS, Rubrica do Desconto de IRRF. Caso o usuário entenda que outras verbas compõem a base da remuneração disponível o mesmo pode estar informando no cadastro de rubricas.


Atualizado em 20/05/2025
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.